Seis excelentes dicas para contactar os decisores

find-peopleFazer prospecção é a função de todos os vendedores. Não há volta a dar. O passo mais complicado quando se está a fazer prospecção é conseguir, por telefone, descobrir o decisor chave. Digo isso porque, em empresas com uma dimensão considerável, esta pessoa pode variar de acordo com o tipo de negócio que temos para fazer. Normalmente o que acontece é que você começa a deixar mensagens para uma série de pessoas que não têm o menor poder de decisão ou pior, a secretária/telefonista até sabe que é mas mostra-se relutante em passar o telefone.

Mas como em tudo na vida, para este “mal” existe um remédio. A seguir apresento algumas dicas muito interessantes para ajudá-lo a ultrapassar esta primeira barreira e chegar a quem decide.

Um dos maiores erros que um vendedor comete quando está a fazer prospecção telefónica é o de ligar para uma empresa e perguntar se, quem atende, pode passar a chamada para “quem toma as decisões de comprar”. Tomar a decisão de comprar é uma ação que pode ser assumida por qualquer pessoa dentro da empresa. O que você quer é saber quem é que dá o sim final, certo? Por isso abaixo apresento seis grandes dicas para ajudar a aumentar o seu rácio de sucesso.

1. Obter um nome para o título na função no seu potencial cliente

Sem dúvida a melhor forma de atingir o seu potencial cliente é pedir para falar com o responsável máximo do departamento que vai usar o seu produto/serviço. Imaginemos que vende software de gestão, a melhor pessoa para tomar a decisão neste caso é o diretor financeiro. Sendo assim, ao ligar, peça para falar com o diretor financeiro, ou nos casos onde a empresa não possua esta figura, peça para falar com o patrão.

Nunca se esqueça que existem várias outras formas de descobrir o nome desta pessoa. Pesquise na internet, afinal para que serve o Linked In, Google ou mesmo o website da empresa? Tire partido destas “bengalas”.

2. Pergunte à telefonista

Ligue para o número principal da empresa e pergunte diretamente a quem atender, o nome da pessoa que está na função, neste caso, de diretor financeiro. Esteja preparado para as possíveis variações que o título possa ter. Muitas vezes não existe a pessoa de diretor financeiro, mas sim a de CFO ou de Administrador Financeiro. No caso das grandes empresas, a telefonista irá responder logo “Qual o motivo e assunto em questão?”. Responda que é somente para atualizar uma base de dados de informação sobre a empresa e assim que tenha o nome da pessoa, desligue e prepare um novo telefonema mais tarde.

3. Peça para falar com o CEO

Em teoria, todo CEO possui uma ou mais assistentes que sabem tudo dentro da empresa. Ligue, peça para falar com o CEO (pesquise o nome dele antes) e assim que uma das assistentes atender, peça a sua ajuda, “por favor, será que pode dar-me uma ajuda, estou a tentar identificar o nome da pessoa que ocupa a função de diretor financeiro.”. Como assistente do CEO e querendo afastar-te dele, ela terá uma grande tendência a dizer-lhe quem é esta pessoa.

4. Ligue para um outro número na empresa

Todas as empresas têm o seu número geral e depois variações para os departamentos dentro da empresa. se ligou para o número geral que termina em 2500, porque não ligar para o número que termina em 2501, 2502 ou mesmo 2505 até que consiga que uma pessoa lhe atenda o telefone? A partir deste momento, voltamos a mesmo discurso anterior: “por favor, será que pode dar-me uma ajuda, estou a tentar identificar o nome da pessoa que ocupa a função de diretor financeiro.”. Por norma uma pessoa que não esteja preparada para refutar este tipo de telefonema, tem uma tendência muito forte para querer ajudar.

5. Peça para falar com um vendedor

Já escrevi sobre isso em artigos anteriores. Mas não custa nada relembrar. Porque não usar a solidariedade profissional? Os vendedores desta empresa sabe o quão difícil é descobrir a pessoa certa numa outra empresa, que, provavelmente, não vão deixar de lhe ajudar. Aliás, poderá ser uma excelente forma de ficar a “dever um favor“ pois quem sabe, se no futuro algum vendedor não quererá falar com o seu diretor financeiro?

6. Fale com o serviço a clientes

Afinal estas pessoas estão ali para nos ajudar, certo? Ligue e mais uma vez peça a ajuda de que lhe atende: “por favor, será que pode dar-me uma ajuda, estou a tentar identificar o nome da pessoa que ocupa a função de diretor financeiro.” Claro que a pessoa que lhe atende poderá não saber quem é, por isso, pergunte se ele possui a lista de colaboradores da empresa e se pode indicar-lhe o nome e, se possível, o telefone direto.

De certeza que estas seis dicas, irão ajudá-lo a descobrir o nome da pessoa certa.

Pense nisso e boas vendas.

Sobre werlacher

Comunicador, Networker, Proactivo, Diligente, Orientado para execução dos objectivos, Excelente visão para o cliente e reconhecido solucionador de problemas nos seus clientes. A mais de 20 anos que trabalho em Marketing & vendas, Angariação de Clientes, Vendas Corporativas, Desenvolvimento de Negócios, Gestão de Clientes e Formação e Consultoria em Vendas. Atualmente trabalho como Customer Service Support Director na Saphety (empresa do grupo Sonaecom) e sou Secretário da Direcção na OV-APPV Associação Portuguesa dos Profissionais de Vendas e Formador do módulo de Vendas para Arquitectos e Designers na Academia Edinteriores. Na minha carreira profissional já trabalhei no como programado informático, no departamento de IT da Petrogal (actualmente Galp Energia), como Field Engineer na Agência Reuters Portugal, Customer Service Sales Manager na Bull Portuguesa e Sales Manager na Novis Telecom e Mainroad (empresas do grupo Sonaecom). Sou um apaixonado por vendas e desde 2005 que escrevo de forma regular no blogue Venda Melhor em http://www.vendamelhor.org, sou também gestor do grupo Venda Melhor no Linked In. Sou formado em Arquitectura e possuo duas formações avançadas em Gestão na Universidade Católica Portuguesa. sou Brasileiro nascido em Vitória, Espírito Santo e tenho também a nacionalidade Portuguesa, vivo desde 1987 em Lisboa.
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3 respostas a Seis excelentes dicas para contactar os decisores

  1. “De certeza que estas cinco dicas”… ??? “Seis excelentes dicas para contactar os decisores”
    Então… em que ficamos????

    São 5 ou 6??

    Cumps
    PL

  2. obrigado por detectar o erro.

  3. Partilho e subescrevo na íntegra Rui.
    Fico contente por saber que tenho agido intuitivamente de acordo com estas 6 dicas e posso assegurar a todos os leitores deste artigo que o resultados são francamente positivos.

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